Liesjho

Sobre a 

Liesjho

A Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’ Oeste (LIESJHO) foi fundada no ano de 1996, com o objetivo de representar os interesses das agremiações e de promover melhorias no desfile que já vinha acontecendo com participação das três escolas fundadoras da entidade (Vale Samba, Unidos do Herval e Aliança) desde 1994. A LIESJHO foi inspirada no exemplo carioca, que em 1984 fundou a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA).

Na liderança do processo de criação da Liga, estavam: o vice-prefeito de Joaçaba, Armindo Haro Neto; o secretário municipal de Educação, Darcy Laske; o presidente da Aliança, César Luiz Junqueira de Carvalho; o presidente da Vale Samba, Oswaldo Colombo; o presidente da Unidos do Herval, Ricardo Nodari; além do Diretor Técnico dos Desfiles, Ademar Bittencourt; do jornalista João Paulo Dantas; e do radialista Nelson Paulo dos Santos. 

César Junqueira de Carvalho foi o primeiro presidente. A Diretoria Executiva, eleita em 5 de março de 1996, tinha ainda Gilmar da Silveira como vice-presidente, Isabel Fett como secretária, Wanderlei Sartori como tesoureiro, Maurício Grando como diretor de Marketing, e Ricardo Nodari, Darci Fuga e Zeferino Costenaro no departamento Jurídico. “Eu acreditei, desde o início, que a melhor forma de dar grandeza à disputa das escolas de samba era a união delas”, lembra César.

Uma das primeiras iniciativas da Liga foi promover um seminário sobre desfiles de escolas de samba. Por meio de um convênio com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e a LIESA, profissionais renomados do carnaval vieram à Joaçaba. Destaque para a presença do Diretor Cultural da LIESA, Hiran Araújo, que ficou impressionado com o nível das agremiações e o envolvimento da comunidade com o carnaval.

A partir do seminário, ficou clara a missão da entidade: além de organizar e dar mais profissionalismo a apresentação das escolas de samba na Avenida XV de Novembro, suas ações deveriam contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de Joaçaba e Herval d’ Oeste, gerando emprego e renda e beneficiando milhares de pessoas. Objetivos que foram seguidos à risca por todos os que se envolveram com a LIESJHO. 

Com o passar dos anos, a entidade se profissionalizou, fazendo com que a estrutura do evento fosse repensada e os trabalhos revistos. Foram muitos os progressos, que deram mais qualidade aos desfiles na Avenida XV de Novembro. A Liga também obteve importantes respaldos, institucional e financeiro, possibilitando mais condições para as escolas de samba em seus espetáculos. No ano de 2014 a LIESJHO passou a ser a responsável direta também pelo Carnaval de Blocos, evento que retornou a Praça da Catedral em 2014 e foi sucesso de público, sendo composto por blocos que organizados, possuem suas próprias vestimentas (abadás) coloridas e com motivos relacionados à alegria do carnaval. Os blocos de Joaçaba recebem jovens de todo o Brasil. 

Em 2014, após mais uma edição do Desfile de Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste a LIESJHO recebeu integrantes da equipe organizadora do mesmo evento na capital do Paraná que veio até a cidade em busca de conhecimento. Na oportunidade, os representantes de Curitiba destacaram a organização e o profissionalismo do evento desenvolvido no meio-oeste catarinense. Além disso, destaque para a vinda de técnicos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte que estiveram no município para entender o planejamento do evento. Na Avenida do Samba em fevereiro de 2015, A LIESJHO unirá as datas e assim o Carnaval de Joaçaba vai comemorar junto a sua comunidade um duplo aniversário; os 20 anos de desfiles com participação das três escolas fundadoras da LIESJHO (1994/2014) e os 20 anos da criação da instituição (1996/2016).

Conheça mais sobre

Joaçaba e Região

Conheça Joaçaba Conheça a Região